O Santo Rosário é o resumo do Evangelho (Papa Pio XII). É uma oração evangélica. É uma oração eminente. São Domingos propagou a reza do Santo Rosário, e o povo imediatamente aceitou esta devoção e ela espalhou-se por toda a parte. A fé e o espírito religioso do Santo Rosário fizeram diminuir as atividades e as ameaças dos hereges. (Papa Leão XIII).
O Povo que reza é um povo convertido (Cardeal Schuster). Não existe problema que não possa ser solucionado pelo Santo Rosário e por nossos sacrifícios. (Ir. Lúcia de Fátima). E o Santo Cura d’Ars como também São Bernardo disseram: “Eu tenho convertido mais gente pela reza da: “Ave Maria”, do que por minhas pregações.”
São João Bosco disse: “Meu trabalho está fundado na reza do Santo Rosário todos os dias. Se quiser, pode omitir outras devoções, mas peço para rezar sempre o Santo Rosário.
A bênção do Rosário pela Igreja, faz dele uma arma poderosa contra os espíritos malignos, pois o Espírito Santo age em nós por meio do Rosário.
O Ritual Romano diz: “Aquele que usa com fé e devoção o Santo Rosário, trazendo-o consigo, rezando-o sinceramente, enquanto pensa nos mistérios de nossa salvação, participará de muitas graças e será protegido contra inimigos de toda classe, e na hora da morte será protegido pela Santíssima Virgem Maria”.
O Papa Pio V atribuiu a vitória obtida pelos cristãos em Lepanto à reza do Santo Rosário. Por aquela vitória, toda a Europa salvou-se do perigo da invasão islâmica.
O Santo Rosário contém quinze dezenas. Cada dezena consiste em um “Pai Nosso” e dez “Ave Maria”. Enquanto se reza estas orações simples, pensa-se no mistério correspondente, promovendo assim sua saúde espiritual.
O Pai Nosso é a oração que o próprio Nosso Senhor nos ensinou. Nesta oração pedimos ao Pai celestial tudo o que necessitamos para o nosso bem espiritual e material.
A parte inicial da “Ave Maria” vem do Evangelho. A segunda parte, que foi acrescentada pela Santa Igreja, recorda a importância que deve ter a Santíssima Virgem em nossa vida.
No final desta oração, pedimos a ajuda da Santíssima Virgem para dois momentos da vida:
“Agora e na hora da nossa morte”.
1. A anunciação do Anjo Gabriel a Maria Santíssima. (Fruto: a humildade)
2. A visita de Maria Santíssima a sua prima Santa Isabel. (Fruto: a caridade sincera)
3. O nascimento do Menino Jesus na gruta de Belém. (Fruto: o espírito de pobreza)
4. A apresentação do Menino Jesus no templo. (Fruto: a obediência)
5. A perda e o encontro do Menino Jesus no templo (Fruto: a busca sincera do Senhor)
Os cinco Mistérios Dolorosos:
2. A flagelação de Jesus Cristo na coluna. (Fruto: a renúncia aos bens materiais)
3. A coroação de espinhos. (Fruto: a renúncia à nossa soberania)
4. A Via Sacra; Jesus sob o Calvário. (Fruto: a paciência nas cruzes de todos os dias.)
5. A morte de Cristo na Cruz. (Fruto: a aceitação dos sofrimentos).
Os cinco Mistérios Gloriosos:
1. A ressurreição do Senhor. (Fruto: a conversão espiritual).
2. A ascensão do Senhor. (Fruto: o desejo do Céu)
3. A vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora. (Fruto: fidelidade à Graça)
4. A assunção de Nossa Senhora ao Céu. (Fruto: a perseverança e o amor de Deus)
5. A coroação de Maria Santíssima, como rainha do Céu e da terra. (Fruto: a confiança em Nossa Senhora)
Para rezar o rosário servimo-nos de um terço, que também se chama “Rosário”. Bento por um sacerdote, ele é enriquecido de muitos benefícios. É um sacramento precioso que também nos pode levar ao Céu.
Recomendado por Nossa Senhora em Fátima após cada dezena:
Oh meu Jesus,
perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o Céu,
principalmente as
que mais precisarem.
Um comentário:
Nossa Senhora de Fátima nos pediu para rezar o Santo Rosário. Este composto de 3 terços. Por isso não coloquei os mistérios Luminosos, que foram acrescidos posteriormente, que a meu ver, torna mais dificultoso a reza do Rosário! Mas não excluo sua validade e também não desincentivo sua contemplação.
Postar um comentário